terça-feira, 11 de junho de 2013

FESTA JUNINA






O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.





ACIDENTES CAUSAM TRANSTORNOS NO TRANSITO DE PARNAIBA

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertem que, em cerca de 20 anos, os acidentes de trânsito matarão bem mais pessoas no mundo, principalmente jovens.




Acidente:   Junho/2013
Nesse últimos 3 anos o transito na Cidade de Parnaíba vem aumentando a cada dia.... E os Acidentes  também.
Por trás dos números, frios diante de uma realidade que deveria atormentar a consciência de cada cidadão deste país, encontra-se um quadro de dor, mutilações, desespero pela perda de entes queridos, sofrimentos intermináveis em leitos hospitalares, prejuízos econômicos para familiares, para o Estado. Os acidentes de trânsito no Brasil representa R$ 28 bilhões ao ano, muito dinheiro, muitas vidas que se perdem.
De uma vez por todas, esta guerra absurda precisa acabar. E depende de cada um de nós, ainda mais que a maioria dos acidentes acontece por falha humana. O caminho por uma mudança de cultura no trânsito passa por uma fiscalização cada vez mais intensa, implacável contra o excesso de velocidade, contra o desrespeito aos limites impostos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB); contra embriaguez ao volante, fato indesculpável; em investimentos em engenharia, com ruas e estradas mais qualificadas e seguras; e em muitas ações e campanhas permanentes de educação para o trânsito. 

midia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...